Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão [ CE-DOHS ]

dohs

O objetivo do CE-DOHS, face eletrônica do banco de textos DOHS, é disponibilizar edições fac-similadas em versão semidiplomática para o estudo do português brasileiro, em diferentes perspectivas teóricas, de acordo com critérios estabelecidos pelo Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Embora os acervos, em sua maioria, sejam originados da grande área do semiárido baiano, há acervos de outras áreas da Bahia e também de diversas regiões do Brasil.

Os acervos que nessa primeira fase começam a ser disponibilizados são compostos por 1037 cartas particulares (1808-2000), escritas por 418 remetentes (nascidos entre 1724 e 1980), além de 25 cartões. São acervos extraídos, em sua maior parte, de Cartas Brasileiras: coletânea de fontes para o estudo do português (Fapesb/Processo 1493/2010). Na segunda fase, há uma ampliação do número de cartas, com a inserção de novos acervos manuscritos e impressos (ver mais)

Além desses acervos já disponibilizados, dos séculos XVIII, XIX e XX, há previsão da inserção de novos acervos por alunos da pós-graduação que estão editando documentos históricos inéditos, procedentes da grande área do semiárido, gestada sob forte ambiente de contato linguístico, principalmente com línguas ameríndias e africanas, durante o processo de multilinguismo que caracterizou o interior da Bahia no período colonial brasileiro.(ver mais).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s