O projeto de criação do neiHD foi aprovado pela plenária do DLA no dia 29/05/2014

Na reunião do Conselho do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana, do dia 29 de maio de 2014, foi aprovado o projeto de criação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais. Agora o neiHD já está institucionalizado no âmbito da UEFS! 

apro“O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (neiHD) nasceu da necessidade de estruturar e fortalecer os estudos nessa área, no âmbito da UEFS, e de criar um espaço que possa reunir pesquisadores das diversas áreas das humanidades interessados em aplicar as inovações tecnológicas da informática e do meio digital em suas pesquisas. […] A ideia de criar um núcleo de estudos para fomentar as Humanidades Digitais na UEFS surgiu em setembro de 2013, durante o Workshop on construction and use of large annotated corpus, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os professores Patrício Barreiros, Mariana Fagundes, Zenaide Carneiro, Telma Garrido e Huda Santiago participaram desse evento e decidiram criar estratégias para fortalecer os estudos na área das Humanidades Digitais na UEFS. Em outubro de 2013, durante o I Seminário Internacional em Humanidades Digitais no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP), foi anunciada a criação da Associação das Humanidades Digitais (AHDig). A UEFS foi representada nesse evento pelo professor Patrício Barreiros que apresentou sua pesquisa sobre a Hiperedição dos Panfletos de Eulálio Motta, participou dos debates promovidos durante o seminário e da criação da AHDig, integrando a comissão de fundação. […] O neiHD constitui-se como um espaço de diálogo interdisciplinar e tem como objetivos: a) promover o debate teórico em torno das Humanidades Digitais através da realização de grupos de estudos, seminários, simpósios, colóquios, congressos, palestras, workshop, cursos e publicações científicas; b) experimentar novas formas de acesso, organização, processamento e divulgação da informação; c) desenvolver novas metodologias de pesquisas na área das humanidades a partir da inserção da tecnologia informática e do meio digital no modo de fazer pesquisa.” (Fragmentos do projeto de criação do neiHD).

O próximo passo será a inauguração da sala do neiHD e a nossa primeira reunião oficial para definirmos uma agenda de trabalho. 

Anúncios

Um comentário sobre “O projeto de criação do neiHD foi aprovado pela plenária do DLA no dia 29/05/2014

  1. Parabéns ao professor e toda comunidade acadêmica. Saudações,

    Miriam Passos

    Enviado por Samsung Mobile”Núcleo de Estudos Interdisciplinares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s