AHDig: 100 participantes (texto publicado na página ahdig.org)

ahdig]A AHDig, fundada em outubro de 2013, chegou neste mês de julho de 2014 aos 100 participantes inscritos.

Esta é uma grande conquista para a Associação, e marca um momento propício para fazermos um balanço do nosso perfil coletivo, e, principalmente, para planejarmos nosso futuro.

Para dar partida aos debates, trazemos aqui um breve panorama quantitativo sobre essas primeiras inscrições – logo mais, apresentaremos uma reflexão mais detida sobre os projetos e as propostas de debates trazidas por cada participante da rede.

Nesse aspecto mais panorâmico, é interessante notar que entre nossos 100 primeiros participantes há pesquisadores de cinco países, trinta e cinco instituições e vinte e três áreas do conhecimento; as Figuras 1, 2 e 3, que descrevemos mais adiante, ilustram esse universo em maior detalhe.

Nossa rede, de fato, forma agora um universo extremamente interessante e diverso. Os projetos trazidos pelos participantes em suas inscrições – alguns já incluídos na Rede AHDig, outros ainda a serem listados – representam iniciativas de pesquisa originais e relevantes para a área das Humanidades Digitais, como pretendemos debater em um próximo post.

Por ora, queríamos apenas mostrar um pouco do nosso levantamento em andamento, e manifestar nossa satisfação pelo crescimento da Associação nesses primeiros nove meses – um tempo de gestação completo, do qual ainda podemos esperar bons frutos.

Abraços a todos,

Maria Clara Paixão
pela Comissão de Fundação

Levantmento inicial – O universo dos 100 primeiros inscritos

dados_ahdig_6765_image001

A maioria dos participantes da AHDig está radicada no Brasil (com sessenta membros) e em Portugal (vinte e nove membros), mas temos também um participante na Espanha, um na Argentina e um nos Estados Unidos (Figura 1).

Trinta e cinco instituições de ensino e pesquisa de cada um desses países estão representadas no nosso painel de participantes: a Universidade de São Paulo conta com vinte participantes, a Universidade Estadual de Feira de Santana com nove, a Universidade Nova de Lisboa com oito membros, a Universidade de Lisboa e Universidade Estadual de Campinas com sete participantes cada uma, a Universidade de Évora com cinco participantes, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a Universidade Federal do Ceará com quatro participantes cada uma, e a Universidade Federal de São Paulo conta com dois participantes. Outras vinte e três instituições de ensino e pesquisa são representadas com um participante cada uma, e três dos participantes da rede são independentes (Figura 2).

O quadro por áreas do conhecimento se distribui por vinte e três grandes temas, sendo as áreas mais densamente populadas a História, em que atuam vinte e dois de nossos participantes, a Linguística, dezoito participantes, a Filologia e a Linguística Histórica, doze, a Ciência da Informação, oito, a Educação, onde atuam seis participantes, a Arqueologia, a Arquivística e os Estudos Literários com três participantes cada uma, as áreas de Artes, Estudos de Mídia, Computação e Linguística Computacional com dois participantes em cada uma, e mais sete áreas representadas por um participante  – Antropologia, Engenharia Informática, Estudos do gênero, Museologia, Música, Produção Cultural e Teologia (Figura 3).

 Figura 2 - Participantes por Instituições

Figura 2 - Participantes por Áreas

Anúncios

Um comentário sobre “AHDig: 100 participantes (texto publicado na página ahdig.org)

  1. Patrício,

    Que ótimo! Estamos muito bem representados. Parabéns por ter liderado esse grupo.

    Ab.

    Lina

    Em quarta-feira, 6 de agosto de 2014, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s