Professora Girlene Portela lança obra na Alemanha

(Por Lígia Motta – Jornal Folha do Estado) – O Livro “L’enseignement-apprentissage de l’écriture: une recherche intervention” sobre a tese de Doutorado da professora da UEFS, Girlene Lima Portela, defendida em 2004 no Canadá, foi lançado para conhecimento no dia 19 de dezembro, com lançamento oficial marcado para o dia 12 de fevereiro de 2015, na Alemanha, na sede da Editora.

A publicação foi feita através de convite da editora, com sede na Alemanha e com circulação mundial e trata-se de uma pesquisa intervenção, realizada na cidade de Feira de Santana, com professores e estudantes do primeiro ano do nível médio. Após a coleta e análise de dados obtidos durante aulas de português e redação nas citadas escolas, consideradas de porte especial (mais Capa do livro de Girlene Portelade 2.500 estudantes), foi criado, junto com os professores e seus alunos, sujeitos da pesquisa, um plano de intervenção, buscando sanar as dificuldades observadas ao longo das aulas do primeiro semestre de 2002. O período de intervenção durou um semestre e os resultados obtidos pelos estudantes participantes da pesquisa puderam ser comprovados com suas aprovações no concurso vestibular daquele ano, tendo os estudantes participantes da pesquisa resultados tão bons em variados cursos da UEFS, o que antes do estudo realizado era praticamente zero, já que alunos de escola pública geralmente não logra aprovação em cursos além das Licenciaturas, isso quando são provados.Tal resultado confirmou sua tese de que se utilizarmos boas estratégias de ensino-aprendizagem e respeitarmos as etapas para uma escrita eficaz, os resultados obtidos em escrita são os melhores possíveis. Este estudo teve cunho interdisciplinar, pois integrar as áreas da Linguística Textual, a Análise do Discurso de Linha Francesa, a Didática da escrita e a Psicologia Cognitiva, sendo estas últimas pouco conhecidas no Brasil, na área de ensino-aprendizagem de escrita. Esse objeto de estudo, as estratégias utilizadas bem como as teorias que serviram de lastro teórico à sua pesquisa se mostraram tão eficazes que desde a defesa da Tese a professora Girlene Lima Portela tem participado de vários eventos acadêmicos, tanto no Brasil quanto no exterior, apresentando partes da referida Tese, além de publicações de artigos e desse livro, com alcance mundial

Com currículo extenso Girlene Lima Portela é natural de Riachão do Jacuípe, Bahia, e mora em Feira de Santana desde os oito anos de idade. Graduada em Letras

pela UEFS (1994), Mestre em Linguística pela UNICAMP (1999) Doutora e PhD em Educação pela Université de Sherbrooke (2003). Professora PLENA da Universidade Estadual de Feira de Santana. Leciona na graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras e de Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de ensino-aprendizagem e de estudos semióticos e discursivos.

Todo este trabalho dignifica a cidade de Feira de Santana, que esta sendo representada com mérito na Alemanha. Parabéns professora Girlene Lima Portela.

Publicado no Jornal Folha do Estado em 30/12/14 e no site da UEFS (Feira de Santana, 7/1/14)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s