SOBRE

logo2

The Digital Humanities are just the humanities of the present moment (REID, 2011)[1].

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (NeiHD) do Departamento de Letras e Artes, da UEFS, nasceu da necessidade de reunir pesquisadores de diversas áreas das humanidades interessados em aplicar as inovações tecnológicas da informática e do meio digital em suas pesquisas. Constitui-se como um espaço de diálogo interdisciplinar e tem como objetivo promover o debate em torno das Humanidades Digitais na UEFS, através da realização de grupos de estudos, seminários, simpósios, colóquios, congressos, palestras, workshop, cursos e publicações científicas.

As fronteiras entre as ciências foram estabelecidas pelo positivismo do século XIX, defendidas por pesquisadores ortodoxos e questionadas ao longo do século XX por entusiastas progressistas, principalmente pelos humanistas. Segundo Thomas Khum (1991), no final da década de 1960, as ciências humanas viveram uma profunda crise em seus paradigmas que precisaram ser reavaliados. A solução foi promover o diálogo entre disciplinas que já tinham alguma afinidade. Esse movimento permitiu a revitalização de algumas ciências e o surgimento de novos campos de pesquisa de caráter eminentemente interdisciplinar.

A cultura digital ou o Ciberespaço é interdisciplinar por natureza (LEVY, 1999). Não é possível compartimentar os saberes necessários para circular nesse espaço complexo e multifacetado que a tecnologia informática proporciona. A popularização da informática e o a cultura digital, no final do século XX, inseriram os pesquisadores das humanidades num universo onde operam, simultaneamente, múltiplas linguagens favorecendo o surgimento de metodologias de pesquisas híbridas de caráter eminentemente multidisciplinar. Nesse sentido, a informática e o meio digital tornaram-se o baluarte das ciências humanas. Dessa conjunção nasceu o termo Humanidades Digitais que busca entender o impacto e a relação das tecnologias na prática de pesquisa das Ciências Humanas e se constitui como um campo de estudo para onde convergem interesses comuns.

[1] http://alex-reid.net/2011/03/digital-humanities-two-venn-diagrams.html.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s