GT: Tecnologia Digital e Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literaturas

O grupo tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas com ênfase na utilização da tecnologia digital no âmbito do ensino de línguas e literaturas. Trata-se de um campo de investigação tansdisciplinar que busca promover a inovação metodológica com aplicação das tecnologias digitais na sala de aula e a avalia os impactos dos letramentos digitais e da cultura digital no contexto educativo.

Coordenador:
Prof. Dr. Patrício Nunes Barreiros

Professores Pesquisadores
Profa. Me. Iranildes Almeida de Oliveira Lima
Profa. Me. Liz Sandra Souza e Souza
Prof. Dr. Patrício Nunes Barreiros
Profa. Me. Marla Silva do Vale Satorno
Prof. Dr. Robério Pereira Barreto

Pós-doutorado
Lígia Pellon de Lima Bulhões

Pesquisadores:
Adauto Damião dos Santos
Elâine Cristina Matos da Paixão
Elinalva Carneiro Muniz Guimarães
Helanya Santana Carneiro
Ilka Myrele Cordeiro Oliveira Carneiro Perazzo
Jeane Maria Gomes Favorino
Joelma dos Santos Ramos Rocha
Nathalia Machado Matos
Patrícia Morais Santos da Silva
Walméria Oliveira Dantas
Wiliana Coelho de Souza

Estudantes de Mestrado
Sandra Maria Carneiro Santos
Consuelo Penelu Bitencourt
Manoel Cleriston Luna Cavalcante
Fernanda de Souza Leal

Estudantes da graduação
Aline de Freitas Santos
Dayane de Cássia Ferreira da Cruz Silva
Luciane Santos Soares

Projetos:

Programa Portal: Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras modernas para a cidadania, a inclusão social e o diálogo multi e intercultural

O projeto Portal, aprovado pela resolução CONSEPE 189/2011 de agosto de 2009 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é um programa de extensão cujo objetivo fundamental é promover, por um lado, a inclusão social da comunidade carente de Feira de Santana Bahia possibilitando-lhe, através do aprendizado de línguas, estabelecer diálogos multi e intercultural no mundo globalizado e, por outro, o engajamento e crescimento profissional de estudantes de Letras Vernáculas e Letras com Línguas Estrangeiras, a partir das coordenações e orientações especializadas, reflexões teóricas. Além disso, é também escopo deste Programa criar novas metodologias de ensino e/ou aplicar as contribuições da Lingüística Aplicada. No que se refere ao público alvo, atende por ordem de prioridade: a) estudantes do ensino médio provenientes de escolas públicas e egressos; b) estudantes carentes, professores e funcionários da comunidade acadêmica; c) comunidade carente de Feira de Santana e cidades circunvizinhas.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: subprojeto Língua Espanhola/UEFS

A Universidade Estadual de Feira de Santana aderiu ao PIBID em 2009, mas somente em 2013 tivemos um subprojeto de língua espanhola cadastrado. Desde então, a equipe Pibid/Espanhol/UEFS está sendo coordenada pelos professores Liz Sandra Souza e Souza, Iranildes Almeida de Oliveira Lima e Patrício Nunes Barreiros. Atualmente contamos com 48 bolsistas de Iniciação à Docência e 8 professores supervisores em 5 escolas públicas de Feria de Santana. O objetivo do subprojeto Pibid/Espanhol/Uefs é propor a inserção do ensino de língua espanhola em escolas públicas de Feria de Santana por meio de uma metodologia que tem como princípio o ensino-aprendizagem por competências. O projeto prevê também a criação de centros de línguas nas escolas e a construção de uma cultura de ensino-aprendizagem de língua voltado para o diálogo intercultural por meio das representações sociais.

Programa Aperfeiçoamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras

O Programa Palle, aprovado pela resolução CONSEPE 0138/2009 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é um programa de extensão cujo objetivo fundamental é desenvolver processos formativos de aprendizes de língua estrangeira (espanhol, inglês e francês) e de professores de língua através da organização de experiências que permitam o desenvolvimento comunicativo na língua-alvo e profissional de professores formados e em formação a partir de cursos, seminários e encontros. No que se refere ao público alvo, atende a comunidade interna e externa universitária interessada em nossas atividades.